Resenha: Tempo Seco

5.4.16 Unknown 2 Comentários



Livro: Tempo Seco
Autora: Clara Arreguy
Editora: Geração Editorial
Número de Páginas: 128
Ano da edição: 2009


Sinopse: O livro Tempo Seco, da jornalista Clara Arreguy, é um romance de ficção com flashes do cotidiano, intermediado pelas histórias de taxistas, bons homens, gente que vive em Brasília e espera, sempre, por uma nova vida. Política, traição, violência e amizade, tudo isso num só lugar.



Resumo e Opinião:


 Confesso que fazia um bom tempo que eu não lia algum livro de cunho nacional, estava até me esquecendo de como é bom ter o contato com a nossa literatura. Isso mudou a partir do momento em que eu comecei a ler Tempo Seco, que foi uma cortesia enviada pela Outubro Edições. De cara, o livro me chamou a atenção pelo tema em pauta: política, violência, amizade, traição. Fiquei pensando no quão abrangente a história seria, e não hesitei em logo me apressar a ler.
 Tudo começa quando Miriam se muda de Belo Horizonte para Brasília, deixando para trás algumas desilusões amorosas e dando início à uma nova fase em sua vida. Na capital do país, ela encontra um bom emprego e faz grandes amigos. A maioria deles são taxistas, gente humilde e trabalhadora, que divide com a jovem histórias de vida, experiências, troca de opiniões, e o principal: se tornam a sua segunda família.
  Miriam se torna amiga e confidente desses motoristas. O mais próximo dela é Nonato Rodrigues, ou melhor, o Natinho. O mesmo conta sua história de vida desde o seu nascimento, quando o irmão gêmeo Renato faleceu, até o momento em que se tornou taxista. Entre as conversas, eles falam sobre o cenário da política nacional, os conflitos partidários, os movimentos estudantis e sindicais, o surgimento de Lula, entre outros.
 Entre uma narrativa e outra, conhecemos a história de algumas pessoas, e o quão surpreendente elas podem ser.
 O livro tem uma leitura clara e de fácil interpretação, com uma linguagem simples, porém, objetiva. A autora consegue conduzir muito bem o enredo, e mesmo com o tema sobre política presente na obra, algo que pode causar retração em algumas pessoas, acaba se tornando algo agradável de se ler. 
 Eu fiquei surpresa com o livro, pois o mesmo me fez regressar às obras nacionais, e valorizar o simples, que no final, pode  ter um grande conteúdo.

Até a próxima!

 Classificação: 



Onde Comprar:

Enviar email para: outubroedicoes@gmail.com

Acessar lojinha virtual: Portfolio Outubro




Veja também:

2 comentários:

  1. Amei sua resenha! ;)
    Acabei de fazer a leitura de "Tempo Seco", e você conseguiu escrever, tudo aquilo que também penso sobre o livro. Uma leitura bem agradável, né?
    Parabéns!!!
    Beijos.

    Adoro um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Grazi, é uma leitura que nos toca pela simplicidade das palavras, e ao mesmo tempo, resgata as nossas raízes literárias. Obrigada pelo seu comentário!

      Excluir